Blog

Como ser freelancer e ter dinheiro?

 

Freelancing rima com “malabarismo financeiro constante”. Concordam?

O maior problema de qualquer freelancer é saber lidar com as remunerações variáveis. As despesas são fixas mas as remunerações não. É preciso seres metódica para conseguires gerir a parte financeira, para depois teres espaço mental para a parte criativa.
Então, (million dollar question) como ser freelancer e não ter problemas de dinheiro?
O método 50/30/20 pode salvar-te.

Calma, não precisas de fazer muitas contas, é muito simples.

O método 50/30/20 consiste em dividir cada remuneração em três partes:
Para despesas fixas (representam 50% do valor): Segurança Social, Rendas, Telecomunicações, Pagamento por Conta, Seguros, Créditos…
Para despesas adicionais (representam 30% do valor): Supermercado, Livros, Ginásio, Roupas…
E, para poupanças (representam 20% do valor): Conta Poupança.

Simplificando… se tiveres um pagamento de 1.000,00 eur.:
50% do valor (500,00 eur.) são para despesas fixas.
30% do valor (300,00 eur.) são para despesas adicionais.
20% do valor (200,00 eur.) são para a conta poupança.

Se fizeres este exercício para cada pagamento que recebes (é indiferente o montante) vais:
– ter uma noção real dos gastos
– perceber que não é tudo lucro
– vai ajudar-te a fazer melhores orçamentos
– a ter sempre dinheiro de lado para os meses de pior rendimento

Evita:
– tirar dinheiro da conta poupança a toda a hora
– gastar dinheiro (esta é óbvia) mas, a verdade é que queremos sempre ter mais, então utiliza outro método, o das 48h! Sempre que te apetecer comprar alguma coisa que esteja fora do teu orçamento, deixa passar esse tempo, se te esqueceste é porque não tinhas necessidade.
– achar que não vale a pena colocar de lado (os 20%) de um pequeno montante, todos os cêntimos contam.

Saber exactamente quanto dinheiro tens e onde o gastas é extremamente importante para teres sucesso. Não há outro caminho para conseguires trabalhar por conta própria.

Tive a ajuda do livro “The Working Woman’s Handbook” para escrever este artigo.

Entrevista: Susana Santos ( Le Mot)

    Entrevistei a Susana porque, tinha imensa curiosidade em saber quem estaria por de trás desta marca de t-shirts que invade o meu instagram, (e o vosso de certeza!) há vários meses. A Le Mot, tem “un je ne se quoi” inegável, é um excelente exemplo que quando se tem um bom conceito e se segue…

Read More

4 livros para mulheres empreendedoras

  Quem me segue pelo Instagram ou subscreve as Newwwsletters já me “ouviu” falar deles. À excepção do Little Black Book, que já li e reli, todos eles estão a ser consumidos pouco a pouco, não só porque o meu tempo de leitura é escasso, mas, porque gosto de os ler com caneta e bloco…

Read More

Entrevista: Diana Martins (Shop Charlotte)

Hoje gostava que conhecessem (melhor!) a Diana, a criativa por trás da Shop Charlotte, ou como quem diz, é a responsável por querermos andar todas com as cestas (mais giras) na mão ou pelo ombro. Em jeito de confidência posso dizer também que é a pessoa com quem tenho falado mais no WhatsAPP, ou não andássemos…

Read More

Entrevista: Ana Rita Ramos (Fine Alchemy)

  Eu sou uma apaixonada por blogs. Numa altura em que eles estão em segundo plano (as redes sociais são mais imediatas) acho que fazem mais falta que nunca. O Fine Alchemy é um desses casos raros que sobrevive e está cheio de bons conteúdos, com a excelente curadoria da Ana Rita Ramos. Senti uma empatia imediata com ela…

Read More

WordPress + Blogspot

  Decidiste criar um blog e não sabes por onde começar? Damos-te uma ajuda. Umas das coisas que precisas de decidir de início é em que plataforma deves ter a tua página, sugerimos-te duas e vamos analisar um prós e contras de cada uma delas. WORDPRESS (wordpress.org) Se o teu objectivo é tornares o teu blog…

Read More

Entrevista: Sílvia Pereira (Mahrla)

Quando pensei nesta série de entrevistas tinha em mente, dar-vos a conhecer mulheres que arregaçam as mangas (para não usar a palavra “empreendedoras” que já está tão gasta), que criam e gerem os próprios negócios diariamente, que são criativas e estão sempre um passo à frente… Pensei em mulheres como a Sílvia! Ela é mãe,…

Read More

Back-ups ou salva-vidas

Este post não estava na minha grelha de publicações, escrevo-o porque ia perdendo todos os conteúdos e muitas, muitas horas de trabalho. Acedi ao site e apenas aparecia uma página em branco… problemas de wi-fi, trocar de browser, aceder pelo telemóvel e nada! Acedi ao cpanel e percebi que eram erros de sintaxe no código…

Read More

Follows e likes, os números são assim tão importantes?

  Tenho este post nos rascunhos há algumas semanas. Sabia que queria abordar este tema, mas de certa forma precisava de maturar bem a ideia e acima de tudo arranjar as palavras certas para ser bem compreendida. Muitas das ferramentas que passo aqui no newww de como ter mais sucesso, mais visibilidade, etc. são focadas…

Read More

Entrevista: Joana Veríssimo

A era do personal brand (como a conhecemos) tem os dias contados. A autenticidade ganha terreno e coloca de lado as pessoas e vidas demasiado perfeitas, porque na verdade não existem, e o que se espera é a transparência das pessoas reais. Hoje entrevisto a Joana Veríssimo, estudante de moda a viver em Nova Iorque,…

Read More