Back-ups ou salva-vidas

Este post não estava na minha grelha de publicações, escrevo-o porque ia perdendo todos os conteúdos e muitas, muitas horas de trabalho. Acedi ao site e apenas aparecia uma página em branco… problemas de wi-fi, trocar de browser, aceder pelo telemóvel e nada! Acedi ao cpanel e percebi que eram erros de sintaxe no código e depois de longas horas até encontrar o problema (bug, hacker…) descobri milhentos ficheiros fantasmas criados a cada enter de acesso.

Resumidamente, muitas vezes para solucionar problemas deste género o melhor é apagar e voltar a instalar tudo, daí a importância de back ups regulares e seguros.

 

Deixo-vos uma pequena lista de tarefas para fazerem regularmente nas vossas páginas e tentarem evitar ficar sem os vossos conteúdos:

– Instalem plugins para fazerem back-ups, compatíveis com a vossa versão de WordPress, como por exemplo: BackUpWordPress (gratuito) ou o BackWPup (com uma versão paga)

– Guardem também os vossos conteúdos (textos, imagens, informações de produtos…) num disco rígido ou numa cloud

– Façam actualizações com frequência quer de softwares ou de plugins (apaguem os que não usem!)

– Subscrevam newsletters ou inscrevam-se em grupos de Facebook onde possam estar sempre a par das novidades para WP. Aparecem com frequência novos plugins com mais funcionalidades e que ajudam no desempenho das vossas páginas

– Mudem com regularidade as várias passwords de acesso.

 

Espero que vos seja útil.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *