Follows e likes, os números são assim tão importantes?

 

Tenho este post nos rascunhos há algumas semanas. Sabia que queria abordar este tema, mas de certa forma precisava de maturar bem a ideia e acima de tudo arranjar as palavras certas para ser bem compreendida.

Muitas das ferramentas que passo aqui no newww de como ter mais sucesso, mais visibilidade, etc. são focadas num único objectivo: ter mais seguidores e mais interacção por parte deles. Não retiro nada daquilo que tenho vindo a “ensinar”, mas esta questão da busca desenfreada por likes e follows tem me incomodado e queria por isso falar abertamente sobre este assunto.

Quem nunca comparou números de seguidores com a concorrência? Quem nunca pensou em comprar likes? Quem nunca ficou desiludida porque ao fim de duas horas de fazer uma publicação ainda não tem nenhum like?

Convido-vos a analisar a vossa audiência (quem vos segue e quem gosta das vossas publicações!), não vos conheço, não conheço as vossas contas nas redes sociais mas aposto que apenas 20/30% são utilizadores dentro das características do vosso público-alvo. Adivinhei?

Ok, concordo com vocês que muitos follows (aparentemente) dão mais credibilidade à vossa página e muitos likes tornam-vos populares, mas, a isto chama-se vanity numbers, porque analisando ao pormenor estes números são fantasmas, não significam volume de negócio, não vos trazem retorno, nem o tão popular e procurado engagement.

Pertencer a grupos do facebook ou chats do Instagram ou outros que prometam like-to-like, share-to-share, follow-to-follow é efectivamente uma perda de tempo, porque grande parte dos utilizadores desses grupos são pessoas iguais a ti, com o mesmo género de negócio e com o mesmo objectivo: ver números a crescer; da mesma forma que pagar por likes é um gasto em vão, esses likes serão vazios e não irão trazer retorno.

Dediquem o vosso tempo a estudar o vosso público, a construir uma comunidade próxima para que conheçam e te identifiquem com facilidade a ti e ao teu negócio/ página/ blog/ _______. Garanto-vos que todo o esforço bem direccionado vos trará retorno e muitos likes e follows (VERDADEIROS!).

Gostava de ouvir a vossa opinião sobre este assunto. Concordam, discordam? Querem partilhar casos em concreto de sucesso ou fracasso?

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *